Bem vindo ao Arinos Notícias, Segunda-Feira, 24 de Setembro de 2018
Eleições na UFMT
     
5 de Marco, 2012 - 20:09
Oposição quer impugnar candidatura da atual reitora
A candidatura à reeleição da atual reitora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Maria Lúcia Cavalli Neder, poderá ser impugnada. O motivo foi o suposto lançamento antecipado da campanha eleitoral, no dia 27 de fevereiro, conforme denunciou à Comissão Eleitoral o professor e também candidato Edinaldo de Castro e Silva. A petição foi entregue na tarde de sexta-feira (2). As eleições acontecem no dia 18 de abril.

Os denunciantes alegam que a atual reitora tem usado a máquina em benefício próprio, agindo com falta de ética, desrespeitando o edital proposto a fim de tirar vantagens dos demais concorrentes. 

“O caso é muito simples, a UFMT exige uma postura ética, principalmente dos membros da reitoria. Temos que seguir as normas propostas para que a eleição seja justa. Com o lançamento da campanha antecipada percebemos que a máquina foi usada indevidamente”, disse o professor em entrevista ao MidiaNews, na manhã de segunda-feira (5). 

Na petição, os denunciantes narram que em 10 de fevereiro de 2012 foi publicado, pela Comissão das Entidades representativas (SINTUF-MT/ ADUFMAT/ DCE), o Edital de Convocação da Consulta para escolha de Reitor(a) e Vice-Reitor(a) da UFMT. 

O referido edital estabelece que inscrição dos candidatos deveriam ser realizada no período de 16 a 27/02/2012. Consigna, ainda, que a campanha, para primeiro turno, dos candidatos é permitida no período de 06/03/2012 a 18/04/2012. 

O denunciante relata na petição, que no intuito de promover a sua candidatura, ignorando as normas que regem o pleito eletivo e em flagrante desrespeito à conduta ética que deve reger o comportamento dos candidatos, a candidata e atual reitora Maria Lúcia Cavalli Neder, no dia 27, ainda no período de inscrição de chapa, realizou um ato de lançamento “oficial” da candidatura no Centro Cultural da UFMT. 

O professor e candidato concorrente anexou a petição, o link de um vídeo, disponibilizado no sítio do You Tube, no dia 29 de fevereiro, com o lançamento da campanha da atual reitora. (click 
AQUI e veja).

No vídeo, a própria candidata presta depoimento, assim como diversos professores e estudantes técnicos, defendendo a reeleição, citando o nome da chapa “A UFMT é você, somos todos nós”, além de constar legenda contendo os nomes dos integrantes da referida chapa com os respectivos cargos a que pretendem concorrer, “Maria Lúcia Cavalli Neder - Para Reitora” e “João Carlos de Souza Maia - Para Vice-Reitor”. 

A denúncia esta sendo apurada pela Comissão Eleitoral e deve ser julgada ainda nesta semana. 

Outro lado 

Ao MidiaNews a atual reitora Maria Lúcia Cavalli Neder disse que lamenta que as eleições na UFMT iniciem com esse tipo de postura dos concorrentes. Ela justificou que não fez campanha antecipada e que apenas informou aos parceiros a sua intenção em se candidatar. 

Maria Lúcia foi além e disse ter provas de que o candidato denunciante, professor Edinaldo de Castro e Silva, tem trabalho em prol de sua candidatura, muito antes do edital ser lançado. 

“É lamentável atitudes como essa do professor [Edinaldo de Castro e Silva], estamos em um processo de escolha justo e devemos trabalhar propostas e não ataques. Informo que não fiz campanha antecipada, apenas comuniquei a minha intenção de candidatar. Eu tenho provas de que o professor fez campanha antecipada, mas não usar esse tipo de artifício”, se defendeu. 


Eleições na UFMT 

A UFMT possui candidatos a reitor para o processo eleitoral de 2012. Além de Maria Lúcia Cavalli Neder, que concorre para a reeleição, são candidatos o professor e pesquisador Edinaldo de Castro e Silva e o professor doutor em Engenharia Elétrica Fernando Nogueira. 
Fonte: Midia News
 0 Comentários  |  Comente esta matéria!
* O Arinos Noticias não se responsabiliza por comentários postados abaixo!
mais notícias
24/09/2018
22/09/2018
 menos  1   2   3   4   5   6   7   mais 
enquete
O que você prefere ler?
Polícia
Política
Agronegócios
Variedades
Educação

Se nenhuma das opções sugeridas for de sua escolha, mande sua sugestão através do menu contato
Copyright © 2018 - Arinos Notícias