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16 de Maio, 2018 - 14:09
Aposentadoria por idade só poderá ser pedida por telefone ou internet a partir do dia 21

Salário-maternidade também não terá mais atendimento presencial; análise de pedidos será feita automaticamente pelo INSS. A partir da próxima segunda-feira (21), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) deixará de agendar atendimento presencial para pedidos de aposentadoria por idade e salário-maternidade. Os dois benefícios só poderão ser solicitados por telefone ou internet.


A análise para concessão da aposentadoria por idade e do salário-maternidade já é feita automaticamente, com base nos dados disponíveis nos sistemas do INSS e do governo, desde setembro de 2017. Mas até então também era possível fazer o pedido pelo modelo de agendamento, que agora ficará indisponível.



Os benefícios poderão ser solicitados no site do instituto ou pelo telefone 135. O segurado receberá um número de protocolo e só será chamado a uma agência do INSS em casos excepcionais, como na falta de documentos.



De acordo com o INSS, a mudança deve reduzir o tempo de análise dos pedidos. Segundo o órgão, outros benefícios também passarão a ser solicitados dessa forma "em breve".






Serviços agendados






A partir do dia 24, serviços antes atendidos por ordem de chegada nas agências poderão ser agendados pela internet e telefone.



São eles:








  • Alterar meio de pagamento



  • Atualizar dados cadastrais do beneficiário



  • Atualizar dados do Imposto de Renda – Atualização de dependentes



  • Atualizar dados do Imposto de Renda – Declaração de Saída Definitiva do País



  • Atualizar dados do Imposto de Renda – Retificação de DIRF



  • Cadastrar Declaração de Cárcere



  • Cadastrar ou atualizar dependentes para Salário-família



  • Cadastrar ou Renovar Procuração



  • Cadastrar ou Renovar Representante legal



  • Desbloqueio do Benefício para Empréstimo



  • Desistir de Aposentadoria



  • Emitir Certidão de Inexistência de Dependentes Habilitados à



  • Pensão por Morte



  • Emitir Certidão para saque de PIS/PASEP/FGTS



  • Reativar Benefício



  • Reativar Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência suspenso por inclusão no mercado de trabalho



  • Renunciar cota de Pensão por Morte ou Auxílio-Reclusão



  • Solicitar Pagamento de Benefício não Recebido



  • Solicitar Valor não Recebido até a Data do Óbito do Beneficiário



  • Suspender Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência para inclusão no mercado de trabalho



  • Transferir Benefício para outra Agência.





 

Fonte: G1
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