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11 de Marco, 2014 - 09:00
10 maneiras de lidar com a ansiedade

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Você já experimentou a sensação de ficar com um problema na cabeça por tanto tempo sem encontrar nenhuma solução para ele? Esse tipo de comportamento é muito comum em pessoas ansiosas, o que pode destruir a vida das pessoas de muitas maneiras diferentes. Noites de sono perdidas, trabalhos feitos às pressas ou mesmo o famoso pânico que impede você de tomar alguma providência.


Nessas horas, o conselho que mais se repete é “seja positivo, tudo vai dar certo”. Ou ainda: “não pense tanto nisso, não vai ajudar em nada”. Mas a boa notícia é que você pode fazer mais que isso para resolver o problema. Algumas pesquisas sobre ansiedade sugerem maneiras inovadoras, apesar de estranhas, para lidar com a situação recorrente. Confira algumas 10 maneiras de lidar com a ansiedade:

10 maneiras de lidar com a ansiedade:

1. Repita as preocupações até que elas pareçam bobas

Você já reparou que repetir uma palavra à exaustão acaba tornando-a boba? A mesma técnica pode serempregada com as suas ansiedades. Se você começar a repetir as suas ansiedades diversas vezes, vai perceber como está dando mais importância ao fato do que ele realmente tem e, assim, será mais fácil se acalmar. Procure repetir as suas preocupações para si mesmo, em silêncio e devagar, por 20 minutos.

2. Faça parecer pior

Quando você tenta se controlar demais acaba aumentando as preocupações. Por que não tentar o processo contrário, então? Faça com que as suas ansiedades pareçam piores do que realmente são, dessa maneira quando você tiver de encará-las, perceberá que não foram tão ruins quanto você acreditava.

3. Não lute contra a loucura

Quando você fica ansioso, começa a pensar sempre nas piores possibilidades: se tem uma entrevista de emprego acredita que não saberá responder as questões, caso se trate de um encontro acredita que cometerá alguma gafe, etc. Isso é muito comum, a mente humana é extremamente criativa e pode usar isso contra você de maneira inconsciente. O que você tem de fazer é não tentar lutar contra esses pensamentos, pois isso irá piorar a situação. Enfrente os pensamentos absurdos como uma curiosidade da sua cabeça e siga em frente.

4. Reorganize os alarmes falsos

A ansiedade prega muitas peças nas pessoas, portanto, você se verá em situações de pânico que, na realidade, não existem. Para se livrar da ansiedade é fundamental que você saiba reconhecer e, mais que isso, organizar esse tipo de situação. Pense bem em como as coisas estão se desenrolando na sua rotinae procure identificar quais são os alarmes falsos que você enfrenta no seu dia-a-dia.

5. Transforme a ansiedade em um filme

Uma maneira fácil de lidar com uma preocupação é desconectá-la da sua vida. Pense nela como uma situação isolada que renderia um filme, por exemplo. “Assista” as suas preocupações de longe, esse distanciamento vai ajudá-lo a pensar com mais clareza.

6. Possua um “tempo para se preocupar”

Uma maneira eficiente de livrar a sua rotina das preocupações e da ansiedade é definir um “tempo da preocupação”, assim como você faria com um horário de estudos ou mesmo a hora em que vai para a academia. Fazendo isso você dedica todas as energias aos problemas durante um tempo definido e exclui ele das outras tarefas que você precisa realizar, o que ajudará você a se manter calmo.

7. Diminua as preocupações

Pode parecer muito fácil falar, mas diminuir as preocupações não é um trabalho assim tão complicado. O que você precisa fazer é deixar de tentar controlar tudo o que acontece ao seu redor e, dessa maneira, será mais fácil evitar os problemas e preocupações. Comece por coisas bobas, como olhar a previsão do tempo diariamente, contar os minutos para entrar no transporte público e essas coisas.

8. Respire fundo

Você talvez tenha percebido que quando o seu corpo está tenso isso influencia a maneira como você respira. O inverso também e verdadeiro: focar na sua respiração é uma técnica comum e eficiente para acalmar os nervos. Deixe a sua respiração e o seu pensamento alinhados, escute os movimentos da sua respiração e isso vai ajudá-lo a se acalmar.

9. Reconheça as verdadeiras emergências

Quando você é uma pessoa ansiosa, qualquer tarefa pode parecer uma emergência, o que coloca você para trabalhar com ainda mais preocupações. Esqueça esse tipo de pensamento e foque-se no que é urgente de verdade, só assim você aprenderá a se manter calmo quando tiver de priorizar alguma coisa.

10. Não deixe que as suas preocupações dominem sua vida

Pode parecer difícil fazer isso, mas você não pode deixar as suas ansiedades tomarem conta de quem você é e da maneira como vive. Saiba como separar as coisas importantes do que é desnecessário e, mais que isso, decida pelo que vale a pena se preocupar. Tomando esse tipo de atitude você será capaz de fazer melhores decisões na sua vida e manter a ansiedade longe.


 



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